Ter uma rotina de cuidado próprio melhora qualidade de vida

Como você tem se cuidado?
O autocuidado são todas as atitudes e ações de cuidado consigo mesmo, que engloba tanto o corpo quanto a mente, visando bem estar. Parece algo simples e até óbvio mas cuidar das suas próprias necessidades em meio a tantas demandas do cotidiano, como trabalho e família, pode acabar ficando em segundo plano.
Até a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância do autocuidado e estabeleceu o dia 24/7 como o Dia Internacional do Autocuidado, fazendo referência a ideia de que o cuidado com a saúde mental e física deve ser 24 por horas, 7 dias da semana. Segundo a OMS, o autocuidado tem 7 pilares:
- Conheça e tenha informações sobre saúde de fontes confiáveis
- Busque o autoconhecimento e o bem estar mental
- Pratique atividades físicas
- Tenha uma alimentação saudável
- Seja consciente em relação a riscos para saúde (tente reduzir hábitos ruins como fumar)
- Cuide da sua higiene
- Faça o uso responsável de medicações
Apesar do autocuidado ser necessário sempre, não pode virar algo obrigatório, no sentido em que deve ser algo a ser cumprido no dia como mais um item de tarefas, mas sim como algo natural e prazeroso da sua rotina. Se for colocado como mais uma meta ser batida, pode causar ansiedade, estresse, frustração e não é essa intenção; o que importa é se sentir bem e, às vezes, para isso é preciso não fazer nada.
O autocuidado também está ligado em perceber e respeitar o que o corpo está dizendo e o que está sentindo; as emoções e sentimentos podem mostrar como andam a sua saúde mental e física. É um olhar mais gentil, de observar e compreender seus limites e necessidades e, por isso, o autocuidado caminha junto com o autoconhecimento. É só você mesmo que pode dizer o que precisa ser cuidado.
Pandemia e autocuidado
Com a pandemia do coronavírus, o mundo está passando por grandes transformações e nesses momentos de incertezas e mudanças é fundamental prestar mais atenção a você mesmo. Continue com os cuidados de higiene, como lavar as mãos, usar álcool em gel e máscaras, mas também cuide das suas necessidades emocionais.
Veja algumas sugestões de autocuidado para o dia-a-dia:
- Tenha um hobbie.
- Durma bem.
- Faça escalda-pés.
- Tome um banho demorado.
- Mexa o corpo – qualquer atividade física, alongamento, dançando.
- Psicoterapia – ter um momento de fala e escuta ativa e acolhimento, ajuda no autoconhecimento.
- Diga não quando necessário.
- Respeite seu ritmo – parar de vez em quando é necessário.
- Escute sua música favorita e veja um filme que goste.
- Não se cobre tanto!
Cuidar da sua saúde mental é tão fundamental quanto cuidar do corpo!