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jun 25

Como você está se sentindo?

As emoções e sentimentos fazem parte do dia a dia

Emoções e sentimentos

Expresse o que você está sentindo!

 

Os sentimentos e emoções fazem parte do ser humano e percebemos o mundo através dos sentidos mas, apesar de ser algo natural, nem sempre é fácil reconhecê-los e lidar com eles. Muitas vezes escutamos, principalmente quando crianças, que não se pode demonstrar o que está sentindo e com isso também não sabemos identificar  cada um deles. Por exemplo, com certeza você já escutou: “Engole esse choro”, “Por que você está chorando? Não é para tanto”, “Não é nada, para de drama”, “Você é histérica/louca”. Pode ser que, com isso, você tenha aprendido a negar os seus sentimentos e emoções ou disfarçá-los, demonstrando o contrário do que está sentindo como se tivesse sentimentos bons e ruins.

Na verdade, não há existe isso. Todos os sentimentos e emoções são fundamentais para a nossa vida. A tristeza, ansiedade, medo, angústia possuem funções importantes. O medo, por exemplo, ajuda a ter precaução e ser cuidadoso; a ansiedade ajuda a fazer planejamentos; a tristeza e angústia apontam incômodos que precisam ser olhados. O problema é quando esses sentimentos são intensos e constantes que atrapalham a rotina.

Conseguir nomear e acolher o que sente, auxilia para reconhecer o que você precisa naquele momento e, assim, o autoconhecimento também é aprimorado. Por exemplo, como perceber que uma dor/sensação/incômodo físico pode ter como origem algum sentimento e emoção além de também entender quais são os gatilhos, para poder agir quando esses sentimentos são incômodos aparecem.

Também não se cobre! Não existe uma maneira correta de expressar as suas emoções e sentimentos. Cada pessoa é única e sente e expressa de sua forma particular, o importante é não negar o que está sentindo.

 

Pandemia do coronavírus

Nesse momento inédito e delicado em que estamos vivendo, as emoções e sentimentos estão mais aflorados. Você pode estar sentindo uma montanha russa emocional e está tudo bem!

Tente nomear o que sente e encontre maneiras de expressá-las mas, se isso for muito complicado, peça ajuda. A psicoterapia é um espaço de acolhimento e escuta e pode auxiliar a passar por esse período. Não tenha medo de procurar ajuda!

 

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