Saiba Mais


fev 18

Transição de Carreira: o que você precisa saber

Mudar de carreira pode ser uma possibilidade de melhor qualidade de vida

 

Mudança de carreira

Qual caminho seguir? Aquele que te dá propósito!

 

É muito comum encontrar pessoas insatisfeitas e infelizes com a carreira. Segundo a pesquisa de 2015 do Instituto Isma Brasil (International Stress Management Association), mais de 70% da população brasileira está insatisfeita com o trabalho. Mas, o que fazer quando isso acontece? A mudança e transição de carreira pode ser uma opção.

As causas da insatisfação com o trabalho podem ser várias: escolha errada da profissão, constantes mudanças do mercado de trabalho,  sobreposição de funções, etc. Por exemplo, no Brasil, a escolha da profissão acontece cedo, por volta dos 17 anos, na época do final de ensino médio e muitos ainda não tem conhecimento e vivências na área que escolheram e, por isso, não é raro encontrar quem desistiu da carreira em que se formou.

A transição de carreira também pode acontecer quando algum ofício ou profissão deixa de existir ou é substituído por outro, além de questões mais pessoais como mudança de propósito e motivação.

Mudar não é fácil, exige reflexão e planejamento para que não cause mais frustração e incômodos na vida.

Então, como fazer isso?

  1. Descubra a causa da insatisfação – Por exemplo, é o local, a função, as relações? Ou é por que o mercado está instável? O mercado na área mudou? Pense e anote!
  2. Trabalhe o autoconhecimento – Reflita sobre quais são suas habilidades e competências, sobre o seu propósito e o que te motiva.
  3. Estude – Pesquise sobre a área que quer, faça cursos e estude sobre o assunto, além de conhecer e conversar com profissionais da área
  4. Planeje – É fundamental que tenha um plano com as etapas para que não tenha expectativas a mais. A questão financeira também deve ser pensada!
  5. Enfrente a mudança – Entre em contato com as pessoas, aproveite oportunidades e recomece!

 

A psicoterapia pode ajudar nessa fase trabalhando a autoestima e o autoconhecimento, auxiliando também a lidar com as expectativas e frustrações que podem ocorrer.pesar de ser mais comum para quem está escolhendo a carreira pela primeira vez, a Orientação Vocacional e Profissional também é uma importante ferramenta para fazer uma transição certeira.

A Evolução CSP oferece os dois serviços e está a disposição para tirar dúvidas sobre o assunto!

Para saber mais, assista:

FacebookTwitterGoogle+Email