Saiba Mais


jan 29

Conheça a nossa nova parceria!

A Evolução agora conta com o apoio do neuropsicólogo Jonatha Bacciotti  do Natepsi

 

 

A psicóloga Carolina Leite e o neuropsicólogo Jonatha Bacciotti

A psicóloga Carolina Leite e o neuropsicólogo Jonatha Bacciotti

 

A Evolução inicia 2020 com a parceria com o neuropsicólogo Jonatha Bacciotti (CRP 06/111212) do Natepsi.  Jonatha é graduado em psicologia pela Fundação Hermínio Ometto (Uniararas) e, em 2012, cria o Natepsi – Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano junto com outros psicólogos.  Possui mestrado em psicologia pela Universidade São Francisco e especialização em neuropsicologia om ênfase em reabilitação cognitiva junto ao grupo de estudos do Dr. Fernando Gomes Pinto e ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HCFMUSP).

 

O que é neuropsicologia?

A neuropsicologia é uma especialidade da área psicológica que faz uma conexão entre a neurologia e a psicologia, ou seja, estuda sobre os processos cognitivos, emocionais, comportamentais e de personalidade e as relações destes fatores com o funcionamento do cérebro. Por exemplo, características como atenção, capacidade de julgamento, realização de tarefas, raciocínio lógico e memória podem ser observados na avaliação neuropsicológica.

O neuropsicólogo tem como função avaliar a pessoa, através da avaliação neuropsicológica, investigando a causa da queixa inicial para propor uma hipótese diagnóstica e, assim, indicar qual o melhor tratamento para cada caso.

 

Como funciona a Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é feita através de testes, entrevistas, realizações de tarefas dentro do setting em que o neuropsicólogo pode observar as características das funções cognitivas.

Vale lembrar que a avaliação é um processo, ou seja, pode ser necessário várias sessões para conseguir fazer um relatório do perfil neurológico. E, somente após a conclusão do relatório, é indicado o tratamento que muitas vezes é multidisciplinar,  fazendo o encaminhamento para outros profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, etc.

 

Quando procurar um neuropsicólogo?

A procura pelo neuropsicólogo pode ser em decorrência de uma queixa psicológica e cognitiva como falta de atenção, questões ligadas ao comportamento e emoções que afetam as relações e o dia a dia, que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade.

Normalmente, crianças com questões de aprendizado, comportamento e dificuldades na escola são encaminhados para o neuropsicólogo. Outra demanda mais comum, são idosos que apresentam perda de memória, falha no raciocínio ou outros sintomas degenerativos.

 

Para saber mais sobre o nosso parceiro e sua área de atuação, assista o vídeo: 

 Caso tenha demanda para realizar a Avaliação Neuropsicológica, entre em contato!

FacebookTwitterGoogle+Email