Saiba Mais


out 16

Outubro Rosa e o cuidado com a saúde da mulher

O autoexame é uma das melhores formas de prevenção

 

outubro rosa

Conheça seu corpo!

A campanha “Outubro rosa” surgiu no início da década de 1990 quando a Fundação Susan G. Komen For The Cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. Os participantes tinham um laço rosa no peito que acabou se tornando o símbolo da campanha.

No Brasil acontece desde 2002, quando iluminaram de rosa Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista em São Paulo e, desde então, ações acontecem anualmente para conscientizar sobre o câncer de mama, além de mobilizações para um melhor atendimento clínico, acesso aos exames e apoio psicológico.

 

O câncer de mama

O câncer de mama é o resultado da multiplicação desordenada das células da mama, com células anormais que formam um cisto. Não há só um tipo tumor e, por isso, pode se desenvolver de formas diferentes.

Hoje é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, após o câncer de pele não melanoma, sendo 28% de novos casos de câncer em mulheres.

O câncer de mama também pode acontecer em homens mas é mais raro, menos de 1% do total da doença

 

Fique atento aos sintomas

  •  caroço endurecido e fixo
  •  alterações no mamilo
  •  pequenos nódulos na região das axilas e do pescoço
  • saída espontânea de líquido de um dos mamilos
  •  pele da mama avermelhada e retraída

(fonte: INCA/ Ministério da Saúde)

 

Autoexame

O autoexame é uma das maneiras de observar as mamas e descobrir se há algo de diferente. Porém, é importante realizar a mamografia anualmente após os 40 anos de idade, mesmo sem apresentar qualquer sintoma.

Para as mulheres que menstruam, o autoexame deve ser realizado entre 3 a 1o dias após a menstruação, lembrando de apalpar também a região da axila e do pescoço. Já para as mulheres que não menstruam e para os homens, o autoexame deve ser realizado na mesma data todo mês.

Lembre-se que é importante ir ao ginecologista ao menos uma vez ao ano para realizar os exames de rotina.

 

Cuidado psicológico

Além de cuidar da saúde física é fundamental cuidar da saúde mental durante o processo. Além de contar com o apoio de familiares e amigos, procurar profissionais da psicologia que auxiliam no tratamento, fortalecendo a autoestima, o autoconhecimento e nas mudanças que aparecem.

Ter saúde não é ausência de doença mas sim o estado bem-estar físico, emocional e social.

 

FacebookTwitterGoogle+Email