Saiba Mais


jul 22

Quando procurar ajuda psicológica?

Fazer terapia pode contribuir na melhoria da saúde mental e da qualidade de vida

 

Ajuda

Pedir ajuda é sinal de força!

 

A vida nem sempre é fácil, não é mesmo? Todas as pessoas, em algum momento, passam por problemas nos relacionamentos, momentos de stress, situações complicadas e é normal sentir todas as emoções que forem desencadeadas por esses fatores, mas se essas condições estão te impedindo ou dificultando de viver bem, é a hora de pedir ajuda profissional.

A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento, no fortalecimento da autoconfiança e da autoestima, e faz com que o cliente tenha um tempo para olhar para si e cuidar do que sente para que, assim, possa conseguir passar por esses momentos adversos. Cuidar da saúde mental é fundamental para ter uma vida equilibrada.

 

Alguns pontos que podem indicar  que você precisa da psicoterapia

  • Sentimentos negativos intensos e constantes

Todos os sentimentos, positivos ou negativos, são importantes na vida. Mas, se sentimentos como tristeza, raiva e angústia se sobressaem e te impedem ou atrapalham, é o momento de procurar ajuda.

Sentimentos como não pertencimento, culpa e desinteresse por coisas que gostava também são pontos para prestar atenção.

 

  • Situações traumáticas

É normal que situações como mudanças, separações e luto causem sofrimento e precisem de um tempo de adaptação. Não há um tempo certo para absorver e superar esses acontecimentos e um psicólogo pode auxiliar nesse processo.

 

  • Sintomas físicos

Preste atenção no seu corpo. Dores de cabeça constantes, dores de estômago sem motivo aparente, alteração na libido, queda na imunidade, dores musculares repentinas, como tensão nos ombros e pescoço, podem indicar problemas emocionais.

 

  • Dificuldade nos relacionamentos

Não é preciso estar passando por uma situação extrema, como separação conjugal, para procurar ajuda. Manter relacionamentos saudáveis, seja amoroso ou familiar, nem sempre é fácil e requer cuidados, como saber expressar o que sente e o que espera.

Além da psicoterapia individual também há a psicoterapia de casal e a psicoterapia familiar.

 

  • Afastamento e isolamento

Você tem se afastado de seus amigos e familiares e optado passar mais tempo sozinho. Ficar um pouco só  não é ruim, mas se as pessoas ao seu redor vem percebendo e apontando isso e esse comportamento está afetando os relacionamentos em geral, isso é um sinal de alerta.

 

  • Alteração no rendimento

Se você percebeu que não está mais rendendo no trabalho e/ou nos estudos como antes, para além do cansaço físico, e também já não há mais tanto interesse no que faz, são indícios da necessidade de ajuda profissional.

 

Saiba mais:  

Só vai no psicólogo quando tem diagnóstico psiquiátrico?

NÃO! Não é necessário ter sido diagnosticado com algum problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade generalizada, para procurar um psicólogo.

Em muitos casos de transtornos mentais é necessário a psicoterapia junto com a medicação para uma melhora do cliente. Porém, a terapia pode auxiliar qualquer pessoa que precise e queira e também não há uma idade certa. A psicoterapia é realmente para todos.

 

 

Saiba mais sobre a psicoterapia no vídeo com a psicóloga Carolina Leite:

 

Busca por autoconhecimento

Outro fator que leva as pessoas para a psicoterapia é busca por autoconhecimento. Entender como funciona seu comportamento, que é individual e único; perceber fatores que  desencadeiam algumas atitudes; refletir como você afeta a vida dos que estão a sua volta e vice-versa; (re)descobrir seus valores, sonhos e objetivos são algumas das possibilidades da terapia. O psicólogo através da escuta qualificada e em parceria com cliente vão, juntos, construindo o caminho para o bem estar emocional.

 

Não tenha medo e nem vergonha de procurar ajuda!

 

 

Conheça os serviços da Evolução CSP:

FacebookTwitterGoogle+Email