Saiba Mais


mar 27

Afinal, o que é empatia?

Ser empático faz bem para você e para outros

Empatia

Exercite a sua capacidade de se colocar no lugar do outro! Juntos somos mais fortes!

 

É comum confundir o significado de empatia com simpatia ou como uma “simpatia mais profunda”. O dicionário Michaelis define empatia como “habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa; compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem” já o termo simpatia se refere à “ afinidade entre duas ou mais pessoas pela semelhança e proximidade de sentimentos e pensamentos; impressão ou disposição favorável que alguém experimenta em relação a outrem que acabou de conhecer”.

A empatia permite observar e compreender o outro de uma maneira diferente e com uma nova perspectiva. O psicólogo estadunidense Carl Rogers afirmou “ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”.

 

E como ser empático?

Ao ouvir e compreender os sentimentos do outro e respeitando a sua dor (não debochando e nem diminuindo o que sente), você já está sendo empático nas suas relações cotidianas. Ao se expressar de forma gentil e sensível ao outro é uma outra forma de ser empático.

Também ao demonstrar interesse sincero pelo outro, perguntando e interagindo,  além de pedir feedback nas suas relações.

 

Empatia e Psicoterapia

Na psicoterapia, a empatia também está presente  através da escuta ativa, da atenção simpática e de uma comunicação sensível. A psicóloga da Evolução CSP, Carolina Leite, lembra que é importante que o cliente saia confortável após a primeira a sessão e que a empatia entre ambos é fundamental para o processo terapêutico.

As vezes, nos dias de hoje, com a correria cotidiana, com aumento de situações de violência e dos discursos de ódio, não é fácil colocar a empatia em prática. Porém, com pequenos gestos´de empatia já é possível melhorar as relações pessoais e, inclusive, sua saúde mental.

FacebookTwitterGoogle+Email