Saiba Mais


jan 28

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental

No primeiro mês do ano ocorre a campanha “Janeiro Branco” para lembrar as pessoas que a saúde emocional e mental é tão fundamental quanto a saúde física

 

A campanha surgiu com ações de psicólogos em Minas Gerais em 2014 e, desde então, se espalhou pelo país. A escolha do mês se deve por ser uma época em que as pessoas estabelecem novas resoluções e hábitos e também pois muitos sofrem com as festas de final de ano.

Para OMS (Organização Mundial da Saúde) não há uma definição oficial de saúde mental, porém é um termo utilizado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, ou seja, a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Segundo dados da própria OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a depressão será a doença mais incapacitante do mundo até em 2020; o Brasil tem o maior índice da América Latina com 5,8% da população diagnosticada com depressão.

A saúde mental depende também do bem-estar físico e social, portanto é necessário garantir o acesso à direitos básicos como segurança e liberdade. Além disso deve levar em conta que o nível de saúde mental depende de diversos fatores como psicológicos, biológicos e sociais;  estudo da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) demonstra que a saúde mental também está associada aos indicadores de pobreza, incluindo baixos níveis de escolaridade.

Por isso, faça a sua parte em se cuidar como praticando atividade física, alimentação saudável, trabalhando as emoções e sentimentos, procurando médico regularmente e, caso necessário, buscando psicoterapia.

 

Cuide da sua saúde mental!

saude-mental
FacebookTwitterGoogle+Email