Saiba Mais


maio 04

Saúde mental materna

Cuidado com a saúde mental da mulher em todos os momentos

A saúde mental da mulher também deve ser cuidada durante a gravidez e puerpério. (crédito da imagem: Unsplash)

Maio é o mês do dias da mães e, desde 2016, também acontece o Dia Mundial da Saúde Materna na primeira quarta-feira do mês, além da Campanha Maio Furta-cor sobre a mesma questão. Os objetivos dessas campanhas são divulgar a importância do cuidado com a saúde mental na maternagem, reconhecer os sinais de problemas com a saúde mental e onde e como procurar por ajuda.

Segundo a Global Alliance for Maternal Mental Health, a depressão materna é a questão de saúde mais comum devida a maternidade  (veja: Global Alliance for Maternal Mental Health )

Mesmo quando a gravidez é planejada e desejada questões emocionais podem surgir e o cuidado deve ser constante. Para além desse período, o cuidado com as mães deve continuar pois podem sofrer com sobrecarga de trabalho, insegurança no emprego, entre outras questões.

A saúde mental da mulher afeta também o desenvolvimento da criança, como aponta a pesquisa “Depressão materna e a saúde mental de escolares”, realizada na USP e publicada na revista Fapesp (veja aqui: https://revistapesquisa.fapesp.br/depressao-materna/). Crianças em idade escolar que convivem com a depressão materna podem apresentar mais dificuldades emocionais e comportamentais.

Procurar por ajuda é o melhor caminho!

 

Para saber mais: Campanha Maio Furta-cor (https://www.maiofurtacor.com.br/)

World Maternal Mental Health (https://wmmhday.postpartum.net/)

Depressão materna (https://www.scielo.br/j/rpc/a/GJMHnKRqP8rN65wkcKBScPf/?lang=pt)

 

FacebookTwitterGoogle+Email