Saiba Mais


out 08

Envelhecer não é doença!

Cuidado com a saúde mental é por toda a vida

É possível viver bem em todas as idades. (crédito: Unsplash)

No dia 1 de outubro é comemorado o Dia do Idoso e também o  Dia Internacional da Terceira Idade para lembrar a todos que dá pra viver da melhor forma essa etapa da vida, de forma integrada socialmente e que tem direitos que devem ser respeitados. Porém, ainda tem muito o que ser feito e pensado sobre o envelhecer na sociedade.

Por exemplo, foi divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que a partir de janeiro de 2022  o CID (Classificação Internacional de Doenças) vai incluir velhice como doença, e isso é um problema. Envelhecer é algo natural e que, sim, pode pedir cuidados específicos mas não é uma doença e ao classificá-la assim pode trazer consequências emocionais, aumentar o preconceito, entre outras coisas. Cabe aqui lembrar que a OMS também define saúde como bem-estar físico, emocional e social e não ausência de doenças, então é possível envelhecer de forma saudável.

Outro ponto que precisa ser lembrado é que a saúde mental dos idosos também precisa de atenção e ser cuidada e não só por causa de transtornos como Alzheimer. A depressão também é comum e pode apresentar sinais como dores no corpo, problemas para dormir e se alimentar, dificuldade na socialização e memória. A solidão contribui com isso e em países como Japão e Inglaterra já existe políticas públicas para trabalhar a questão, pois sentir-se só aumenta o risco de outros problemas de saúde.

Então, se você convive com idosos preste atenção neles e pergunte como eles estão, e se for preciso procure por ajuda profissional. Agora se você ainda não chegou nessa etapa da vida, reflita com você mesmo: Como você se sente envelhecendo? O que é envelhecer para você?

Lembre-se que cuidar da saúde física e mental não tem idade!

FacebookTwitterGoogle+Email