Você sabe o que é Transtorno Bipolar?

Procure ajuda! (crédito: Unsplash)
O diagnóstico do Transtorno Bipolar é um dos mais difíceis porque os sintomas da fase depressiva podem ser confundidos como apenas depressão e, em alguns casos, podem demorar até 10 anos para acertar o diagnóstico. Com isso, o tratamento correto demora para ser realizado e surtir efeito.
A cantora Rita Lee em uma entrevista para o “Fantástico” em 2012 disse que se sentiu aliviada em receber o diagnóstico de bipolaridade pois apresentava a oscilação entre euforia e depressão por muito tempo. Com o diagnóstico fechado é possível tomar o medicamento correto (que pode também demorar para encontrar dosagem que faça efeito) e também procurar psicoterapia para auxiliar no tratamento.
Mas o que caracteriza o Transtorno Bipolar?
A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) define o transtorno bipolar “como um transtorno mental com causas biológicas, neuroquímicas e psicossociais em que existe uma alteração do humor, onde a pessoa apresenta uma alternância de períodos de depressão com períodos de euforia (mania ou hipomania)”. Também há vários tipos de bipolaridade como Tipo I, Tipo II, Ciclotímico. O que caracteriza o transtorno bipolar é a mudança entre as fases de depressão e euforia mas, é importante lembrar que cada pessoa é única portanto, os sintomas também podem variar de pessoa para pessoa.
A fase eufórica apresenta sintomas como:
- Sensação de grandeza e invencibilidade
- Perda da sensação de perigo (se coloca em risco facilmente)
- Agitação mental e aceleração dos pensamentos
- Aumento de energia
- Impulsividade
- Desinibição
Já a fase depressiva tem sintomas como:
- Insônia ou sono em excesso
- Irritabilidade
- Fadiga, cansaço e perda de energia
- Isolamento social
- Apatia
- Pensamentos pessimistas
Dia Mundial do Transtorno Bipolar
O dia 30 de março foi escolhido como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar fazendo referência ao aniversário de Van Gogh que, possivelmente, era portador do transtorno bipolar. A data tem como objetivo divulgar e conscientizar sobre o transtorno pois assim a procura por tratamento correto faz muita diferença na vida da pessoa e dos familiares.
Procure ajuda, principalmente por ser um fator de risco de suicídio, já que 50% dos diagnosticados com bipolaridade tentam suicídio, segundo ABRATA.
Então, se você apresenta sintomas ou conhece alguém, não tenha vergonha e procure ajuda profissional.