Saiba Mais


out 21

Relacionamentos e terapia

A terapia de casal pode ser uma alternativa para a melhora no relacionamento

casal sentado de costas apreciando a paisagem

Relacionamentos saudáveis são fundamentais para boa qualidade de vida

Relacionamentos nem sempre são como nos filmes românticos, livros e contos de fadas. Existe um imaginário sobre isso, como deve ser os relacionamentos amorosos, o que esperar e o que fazer mas, na verdade, a realidade é outra. Como cada pessoa é única, cada relacionamento também é, tem a sua própria dinâmica, necessidades e especificidades, e isso tudo vai se alterando conforme cada um também vai mudando. Porém, às vezes, isso cria um descompasso entre as pessoas na relação.

A maioria dos problemas de casais está ligado com a comunicação, em não conseguir dialogar de forma clara e honesta sobre o que está sentindo, pensando e os incômodos que surgem pela própria convivência. Questões como insegurança, ciúmes, diferenças de projetos de vida, também são algumas possiblidades de dificuldades na relação.

Também tem que ficar atento as questões de violência contra a mulher e doméstica, que são problemas mais graves. Para saber mais sobre isso veja: Relacionamentos abusivos: você sabe o que é? e sobre a Campanha Agosto Lilás.

Com a pandemia, a convivência está mais intensa por causa do isolamento social e isso pode intensificar ou criar problemas e obstáculos no relacionamento. Coisas que antes passavam despercebido ou não eram um incômodo, acabam se tornando empecilhos para uma relação saudável e ainda questões que estavam se acumulando ao longo do tempo acabam transbordando.

Então, o que fazer?

Refletir sobre isso, com cabeça fria e com calma, e depois conseguir conversar com o outro (a famosa DR) é boa uma possibilidade mas, nem sempre isso é possível. Quando a relação já está abalada e o diálogo é difícil, a procura pela psicoterapia pode ser uma saída. Tanto a psicoterapia individual quanto a de casal são alternativas para o desenvolvimento do autoconhecimento e autocuidado o que leva a ações e relações mais saudáveis.

Ao contrário do que muitos pensam, a terapia de casal não é só para quando há um problema ou significa  separação. Ela pode ser uma ferramenta de prevenção e manutenção de um relacionamento positivo pois trabalha questões de autoconhecimento próprio e do outro, além de ser um momento de fala e escuta pautado na empatia e no respeito, sendo que o psicólogo auxilia na mediação.

Toda relação precisa de cuidado, seja ela entre um casal, entre pais e filhos, entre amigos, entre irmãos, etc. As pessoas mudam, as necessidades também e, por isso, é necessário momentos para olhar para si e para o outro de forma gentil. E tudo bem se precisar de ajudar para isso!

Cuide de você e de suas relações!

FacebookTwitterGoogle+Email